O distrito de Justinópolis recebeu, nesta terça-feira (22), a inauguração do Centro de Prevenção à Criminalidade no Justinópolis. A unidade, que fica na rua Bangu, 76, bairro Urca, é a quarta do município, que tem outras três Centro, Rosaneves e Veneza.
Nesse novo espaço, serão desenvolvidas atividades do projeto Fica Vivo, que promove ações culturais, esportivas e projetos institucionais com jovens de 12 a 24 anos, e de Mediação de Conflitos, que oferece orientação jurídica para pessoas de todas as idades.
Moradores de pelo menos 11 bairros de Neves serão beneficiados com o novo espaço. O Centro de Prevenção à Criminalidade é uma parceria da Prefeitura de Ribeirão das Neves com o Governo do Estado.
Durante o evento, a prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa (PT), destacou a importância do projeto e a necessidade de se investir na formação das crianças e jovens. Daniela também voltou a pedir para que o Governo agilize o processo de desativação da penitenciária José Maria de Alkimin, no centro da cidade. A intenção do executivo nevense é transformar o local em um centro cultural, inclusive com um memorial para Henfil, filho ilustre da cidade, e uma universidade. A UEMG já teria demonstrado o interesse em construir uma unidade no espaço.
Em resposta, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, assumiu o compromisso de estabelecer, o quanto antes, um cronograma para o início da retirada dos presos que estão na penitenciária e a suspensão do envio de novos detentos para o local.
O secretário anunciou para os próximos meses a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos de Ribeirão das Neves.