Celulares são cada vez mais usados como instrumentos para seduzir vítimas a caírem em golpes. Não é raro que mensagens de texto cheguem aos aparelhos, com ofertas 'irresistíveis' e anúncios de premiações. O programa MGTV, da TV Globo Minas, exibiu, nessa quinta-feira (17), um reportagem mostrando que criminosos aplicam golpes de dentro de presídios, inclusive em Ribeirão das Neves, enviando "prêmios" por telefone celular.
Os bandidos se passam por auditores de promoções e induzem a vítima a fornecer os dados pessoais e desembolsar grande quantidade de dinheiro. De acordo com a polícia, os bandidos não permitem que a pessoa desligue o telefone, evitando que ela converse com alguém que possa alertá-la sobre o perigo.
De acordo com a polícia, golpes como este são aplicados de dentro das penitenciárias. Os presos conseguem os celulares e nas celas passam o tempo fazendo este tipo de ligação. As investigações ainda apontam que os detentos contam com ajuda de pessoas de fora das cadeias.
As pessoas devem estar atentas aos termos usados na conversa. Os golpistas costumam cometer erros de português e usar as palavras "compensação, positivação e efetivação" ao invés de "pagamento ou transferência".
A reportagem completa está disponível no site da TV Globo Minas.