O Governo de Minas entregou, nessa quinta-feira (3), 200 veículos para a Polícia Civil em todo o Estado. Ribeirão das Neves recebeu três automóveis que serão utilizadas no trabalho de investigação da instituição na cidade, que são equipados para a atividade policial, mas não são caracterizados como viaturas, porque serão utilizados em trabalhos estratégicos, nos quais a presença do investigador deve ser mantida de forma velada.
Ao fazer a entrega dos novos veículos, o governador Antonio Anastasia destacou o esforço realizado para fortalecer a segurança pública em todo o Estado. "Nesse dia 3 de abril, é o derradeiro dia em que estou em exercício no cargo de governador de nosso Estado, com muita honra e orgulho. Digo a toda cúpula da segurança pública que fizemos um esforço imenso e que essa entrega de viaturas é a comprovação do que foi feito. É claro que temos de fazer muito mais, mas o saldo é muito positivo. Deixo o Governo de Minas extremamente leve, tranquilo e com a sensação de dever cumprido, da responsabilidade implementada e da consciência do realizado", afirmou.
Pacto contra a Impunidade
O governador Antonio Anastasia também lançou nessa quinta-feira o Pacto contra a Impunidade, projeto de segurança pública que busca reduzir a impunidade de pessoas que praticaram crimes de forma reiterada. Também foram assinadas resoluções para implementação de plantões virtuais, medidas de proteção a vítimas e testemunhas de crime, além do fortalecimento de ações para o combate ao crime organizado.
No Pacto contra a Impunidade, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as polícias Civil e Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário vão trabalhar de forma integrada para priorizar e acelerar os inquéritos, denúncias e processos de indivíduos que têm influência nas estatísticas de criminalidade e na sensação de segurança dos cidadãos.
O projeto vai concentrar os trabalhos em um banco de dados com 7.818 recorrentes em crimes de homicídio, roubo e furto. São adultos e adolescentes que tiveram o perfil da prática de violência reincidente traçado por meio de uma pesquisa detalhada de avaliação dos Registros de Eventos de Defesa Social (Reds) e das conduções realizadas nos últimos três anos em Minas.