O anúncio de instalação de câmeras de monitoramento nas duas Centrais de Escolta do Estado, localizadas em Ribeirão das Neves e Juiz de Fora, aconteceu após o roubo de 45 armas da unidade nevense. A medida anunciada nessa quarta-feira (26) foi uma determinação do secretário Estadual de Defesa Social, Rômulo Ferraz.
Ainda como medida de segurança, ficou estabelecido que o sistema de monitoramento será instalado também nas 144 unidades prisionais que guardam armas em Minas. De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds), os locais receberão ainda outros equipamentos de proteção que, por questões de segurança, não serão divulgados.
Os procedimentos de segurança usados nas Centrais de Escolta estão sendo revistos pela Seds e devem passar por mudanças. A promessa é de que os 15 novos presídios e penitenciárias que estão em fase de licitação, e foram anunciadas pelo governo nos últimos dias, contem com as novas regras.
A compra dos equipamentos de segurança são de responsabilidade da diretoria de Logística da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). A promessa é que a instalação das primeiras câmeras ocorra em até três meses. A prioridade de instalação será dada às unidades de grande porte.