Os registros de homicídios em Ribeirão das Neves aumentaram 25,76% nos primeiros seis meses de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto de janeiro a junho de 2012 foram 66 mortes por homicídio na cidade, em 2013 essa estatística chegou a 83 registros. Os números foram publicados no Boletim Mensal de Estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e já estão disponíveis no site da pasta.
Entre os crimes violentos (agrupamento de sequestros e cárceres privados, roubos consumados, extorsão mediante sequestro, homicídios tentados e consumados e estupros consumados e tentados) e crimes violentos contra o patrimônio (roubos e extorsões mediante sequestro), também há aumento nos últimos seis meses.
Os crimes violentos cresceram 27,24%, subindo de 514 no primeiro semestre de 2012 para 654 no mesmo período deste ano. Os crimes violentos contra o patrimônio subiram 35,34%, saltando de 344 nos seis primeiros meses do ano passado para 469 no mesmo período de 2013.
De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, uma das dificuldades na redução da taxa de crimes violentos contra o patrimônio, principalmente, é a legislação vigente, que dificulta o acautelamento dos praticantes de roubo, levando-os a reincidência. Sobre a questão dos homícidios, que na Região Metropolitana teve ligeira queda de 1,5%, o secretário afirmou que a pasta tem "conseguido diminuir todos os tipos de crimes desde abril, com perspectiva de ainda mais redução no segundo semestre".