O Centro Socioeducativo de Justinópolis (CSEJU) promoveu, na última sexta-feira (22), a Multifeira 2012. Organizado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, que funciona dentro da unidade, o evento contou com apresentações teatrais e musicais, além de estandes temáticos.
Logo na entrada da feira, os participantes passavam por um túnel do tempo que mostrava a evolução humana e suas tecnologias. Havia exemplares de máquina de escrever, telefone, lampião, vitrola, rádio, televisão, computador e videogame, em ordem cronológica de invenção. Do lado de dentro havia estandes de bioquímica, física e matemática, português e literatura. Para a diretora geral da unidade, Alessandra Silva, atividades como a feira são essenciais para que os adolescentes resgatem a importância da escola em suas vidas. “Por meio de projetos envolvendo arte e cultura, conseguimos envolvê-los e enlaçá-los com o verdadeiro sentido da escola”, disse. De acordo com a diretora, o envolvimento na Multifeira reflete positivamente no desempenho nas disciplinas.
Todos os 72 adolescentes que estão cumprindo medida de internação e internação provisória no Centro Socioeducativo de Justinópolis estão matriculados na escola da unidade. A superintendente Regional de Ensino, Maria Lúcia Martins, alerta que, para os adolescentes autores de atos infracionais, em especial, frequentar aulas é fundamental para o resgate da esperança e da autoestima. “A escola recupera não só a aprendizagem, mas os valores”, diz.
A diretora de Formação Educacional e Profissional da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), Ana Carolina Ribeiro, reforça a importância de haver integração entre a escola e a própria unidade. “Eventos como esse são momentos de fortalecer a integração e comemorar junto”, disse.
Agência Minas