All for Joomla All for Webmasters

Jornalista nevense ganha Prêmio Jovem do Instituto Vladimir Herzog

A jornalista nevense Larissa Reis e seu companheiro de faculdade, Breno Benevides, estão entre os 10 contemplados com o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, a premiação tem como objetivo oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

A reportagem dos estudantes teve como tema "Os impactos da pandemia da Covid-19 no consumo de redes sociais digitais e os distúrbios de autoimagem em adolescentes e jovens" e foi orientado pelo professor da UFMG Juarez Guimarães Dias.

Larissa tem 22 anos, mora no bairro Florença, e está no último período do curso de jornalismo da UFMG. A jovem comentou a experiência:

"O prêmio trouxe uma proposta bastante desafiadora, que é a de encarar os dilemas do nosso tempo que, por vezes, se encontram negligenciados. Essa conquista, portanto, só foi possível diante da possibilidade de dialogar com as nossas próprias experiências no mundo digital. E ter a oportunidade de fazer um trabalho tão significativo ainda na graduação alimenta ainda mais a nossa vontade de seguir, profissionalmente, fazendo um jornalismo que busque evidenciar esses conflitos", avaliou Larissa.

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. Com doze anos de existência, a instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão. As ações do instituto tem três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça. Dedicamos também nosso trabalho, de forma transversal, às temáticas de gênero, raça e meio ambiente.

O prêmio é uma iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável. Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo rádios, jornais de circulação nacional e TVs. Na TV Globo, Jordão editou o Jornal Nacional em São Paulo e tornou-se diretor do Globo Repórter.

Mais informações sobre o Prêmio pelo site vladimirherzog.org

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno