All for Joomla All for Webmasters

Homicídios crescem 20% na Grande BH no 1º semestre de 2024 após 11 anos de estabilidade

Após 11 anos de relativa estabilidade nos casos de violência,o número de homicídios na Região Metropolitana de Belo Horizonte registra um aumento gradativo de quase 20% no último semestre.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a junho, ocorreram 445 assassinatos nas 24 cidades da região metropolitana, já em 2023 neste mesmo período foram contabilizados 371.
Os especialistas apontam que o aumento nos dados está relacionado a diversos fatores, incluindo a disputa violenta entre facções criminosas do Rio de Janeiro e São Paulo por territórios em BH, e o aumento da circulação de armas no estado.
A pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, Ludmila Ribeiro, destaca que as investidas dessas facções,combinadas com a maior disponibilidade de armas de fogo, são fatores que escalam a violência na região.
Um policial militar relatou a sobrecarga que a corporação enfrenta ao lidar com o avanço das facções, com baixo efetivo e recursos limitados. E também criticou o corte no investimento na inteligência, fator crucial no combate ao crime
Em resposta ao aumento dos homicídios, a Sejusp afirmou estar desenvolvendo estratégias preventivas e repressivas, incluindo o uso de tecnologias e o fortalecimento de programas que visam prevenir a violência entre jovens em áreas de vulnerabilidade, como o programa "Fica Vivo!"

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno