A Prefeitura de Ribeirão das Neves decidiu, nesta segunda-feira (19), recuar para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente. O decreto nº 033/2021, assinado pelo prefeito Junynho Martins (DEM) foi publicado há poucos instantes no site do Poder Executivo nevense.
Como adiantado pelo RibeiraoDasNeves.net na última sexta-feira (16), a administração municipal ressalta que ainda não possui estrutura para a abertura de todos os comércios da forma como a Onda Vemelha preconiza. Por isso, o decreto acrescenta à Onda Vermelha algumas restrições:
- proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas nos balcões de bares, restaurantes e congêneres, os quais só poderão funcionar até as 20 horas;
- restrição de circulação de pessoas através do rodízio de cpf’s em bancos e supermercados;
- manutenção da proibição de realização de festas e eventos com qualquer público;
- proibição de atividades esportivas coletivas em academias e espaços diversos, incluindo o futebol;
- abertura do comércio não essencial em escala de dias pares e ímpar.
Até o momento, conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, Ribeirão das Neves já registrou 390 óbitos, 12.264 casos confirmados da doença e 26.357 casos suspeitos. Além disso, o município encontra-se com 100% de ocupação nos dez leitos de CTI ofertados à população.
A íntegra do decreto está disponível aqui.