A Prefeitura de Ribeirão das Neves vai inaugurar, nesta quarta-feira, 12 de dezembro, às 9h30, a primeira etapa das obras da nova avenida Eduardo Brandão, que liga a rotatória do Centro Industrial (Cirin), próximo ao Supermercado Apoio Mineiro, à BR-040. O evento vai marcar as comemorações do aniversário de 65 anos de emancipação política de Ribeirão das Neves.
A obra da nova avenida faz parte do PAC Mobilidade, um convênio celebrado entre a Prefeitura de Ribeirão das Neves e o Ministério das Cidades, orçado em mais de R$ 40 milhões, que prevê melhorias, além da avenida Eduardo Brandão, no Centro e na região de Justinópolis.
A Ordem de Serviço para execução do trecho foi assinada em julho de 2017 pelo prefeito Junynho Martins (PSC), com serviços de drenagem, pavimentação, sinalização de trânsito horizontal e vertical previstos. Em janeiro deste ano foi dado início à fase de pavimentação asfáltica da via.
Em outubro de 2014, a ex-prefeita Daniela Corrêa (PT) chegou a assinar o convênio com a Caixa para a liberação dos recursos e prometeu a conclusão das obras ainda em seu mandato, finalizado em 2016. Porém, a petista não conseguiu destravar os recursos e a coisa não andou.
E o nome?
A população já conhece a avenida como Eduardo Brandão, referência ao ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual, falecido em 2005. No entanto, em novembro último o prefeito sancionou a Lei nº 3.950, que altera a denominação da avenida para Henrique de Souza Filho, "Henfil", homenagem o cartunista filho ilustre de Ribeirão das Neves. A mudança foi proposta pelo vereador Messias Veríssimo (PT), por meio do Projeto de Lei 052-c/2018.
No entanto, Junynho Martins afirmou na semana passada, durante transmissão ao vivo pela internet na página da Prefeitura, que existe uma conversa com o legislativo para desafazer o ato. Vale destacar que a via nunca se chamou oficialmente Eduardo Brandão. O trecho era oficialmente dividido por duas avenidas denominadas Renato Azeredo e Santa Filomena.