A previsão da chegada do fenômeno climático super El Niño a partir de julho colocou em alerta a população de Ribeirão das Neves. O fenômeno deve elevar as temperaturas médias em mais de 2°C e alterar o regime de chuvas em Minas Gerais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reacendendo o temor de problemas crônicos no abastecimento de água na cidade.
O receio dos moradores baseia-se no histórico recente de desabastecimento em períodos de calor extremo. Em janeiro deste ano de 2026, diversos bairros do município, principalmente na região central e no distrito de Justinópolis, enfrentaram torneiras secas após dias consecutivos de altas temperaturas. Na ocasião, a Copasa justificou a intermitência devido ao aumento abrupto do consumo, uma situação que vem se repetindo em ondas de calor desde 2023.
Com a perspectiva de um novo cenário de temperaturas extremas, a comunidade teme que o sistema local não suporte a pressão nos períodos de maior demanda. Especialistas apontam que o crescimento urbano e os fenômenos climáticos severos elevam os desafios de infraestrutura nos grandes centros.
Em nota, a Copasa informou que monitora as projeções climáticas e que realiza obras e investimentos para ampliar a capacidade operacional, buscando garantir maior regularidade no fornecimento de água na Região Metropolitana.

