A estudante Sâmara Raine,18 anos, pagou as primeiras mensalidades da faculdade de educação física com o dinheiro que recebeu do Programa Poupança Jovem. Ela faz parte dos mais de dois mil jovens formados, em 2009, pelo programa e manda um recado aos ‘calouros’. “Aproveitem tudo o que o Poupança Jovem oferece, porque lá na frente o programa vai contribuir de forma significativa na formação pessoal e profissional. O mais importante não é a questão financeira, mas sim a social”, ressaltou.
Em março de 2011, cerca de seis mil estudantes, que concluírem o ensino médio, devem receber a poupança de R$ 3 mil. E aproximadamente novos 20 mil alunos devem ser beneficiados. “O Poupança Jovem se consolidou como uma política pública capaz de fomentar o protagonismo juvenil e induzir nos jovens a permanência na escola e a conclusão do ensino médio”, destacou a coordenadora do programa, Roberta Kfuri.
Atualmente o programa atende cerca de 50 mil alunos das escolas estaduais dos municípios de Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Montes Claros, Sabará e Teófilo Otoni. A previsão para 2011 é que o programa alcance 65 mil jovens atendidos. Segundo a coordenadora do Poupança Jovem, a ideia para este ano é acompanhar a inserção dos estudantes, que terminarem o ensino médio, no mercado de trabalho.
Agência Minas