Uma unidade do Observatório Social está em fase de sensibilização em Ribeirão das Neves. A previsão é de que, em maio, a cidade passe a contar com essa importante ferramenta de fiscalização dos órgãos públicos.
O Observatório Social é pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, podendo se configurar como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP. Busca, entre outros objetivos, apoiar a comunidade na pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados.
Uma das suas principais ações está no monitoramento das licitações desde a publicação dos editais até ao acompanhamento da entrega dos produtos ou serviços.
O sócio-fundador e presidente da Aciben, Wilson de Souza Carlos Filho, afirma que, durante uma viagem a Brasília, conheceu o trabalho do Observatório. “Percebi que o Observatório Social foi formatado para dar resultados rápidos e era isso que estava faltando para a Aciben. O nosso estatuto está sendo adaptado para que a entidade integre a rede do Observatório Social”, explica.
Segundo Wilson, a Associação buscava formas de acompanhar, em tempo real, as licitações, mas faltava experiência. “Queríamos fazer o acompanhamento on-line das licitações para provarmos que é possível a redução dos gastos públicos em nosso município. A criação do Observatório Social em Ribeirão das Neves é importante para o crescimento da cidade. Acompanhar as licitações é a saída para evitar que o dinheiro público seja aplicado de forma errada. Agora, o município vai ter uma entidade que vai se preocupar com isso”, afirma.
O Observatório também leva à população informações sobre a importância social e econômica dos tributos. Integram, hoje, a rede do Observatório 42 municípios em oito Estados. Para conhecer o trabalho do Observatório Social acesse o site www.observatoriosocialdobrasil.org.br.