Quinze conselheiros tutelares tomaram posse na última sexta-feira (8) no auditório do Caic após eleição para a escolha desses representantes no fim de 2015. Esse foi o primeiro processo unificado nacionalmente para designação dos profissionais, que permanecem no cargo até 2020. Seis mil eleitores participaram da eleição.
A grande novidade divulgada durante a cerimônia foi a ampliação das equipes que trabalham no Conselho Tutelar de Ribeirão das Neves. Pela primeira vez, haverá membros do conselho para atuar especificamente na região do Veneza. Agora, o município passa a contar com três equipes para trabalhar na garantia e promoção da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A prefeita Daniela Corrêa enfatizou a criação do conselho tutelar na região do Veneza. "Esse é um grande avanço para a população de Ribeirão das Neves. Com a criação do conselho na regional Veneza passamos a fazer o monitoramento dos direitos das crianças e dos adolescentes in loco", destacou.
Para a secretaria de Assistência Social, Katia Cilene Goulart, o processo democrático para definição dos conselheiros legítima ainda mais o Conselho Tutelar. "Neves está cumprindo uma meta nacional por meio da eleição unificada. Além disso, a escolha dos conselheiros por meio de eleição demonstra a seriedade com que estamos levando a questão da proteção e promoção dos diretos das crianças e adolescentes do município", avaliou.