O Cruzeiro Esporte Clube abriu as portas para mais um projeto de reinclusão social e recebeu, na tarde desta quinta-feira, um grupo de menores vindos do Centro Socioeducativo de Justinópolis, para uma visita a Toca da Raposa II. Os jovens, que cumprem medidas socioeducativas por infrações cometidas, acompanharam os atletas do clube no treino do dia.
Dezesseis jovens estiveram no centro de treinamentos acompanhados pelos agentes da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais e puderam tirar fotos e ganhar autógrafos dos jogadores do Cruzeiro.
O coordenador de atividades internas e externas do CSEJU, Antônio César, explicou ao Site Oficial do Cruzeiro que a iniciativa tem o propósito de aplicar medidas de segurança e pedagógicas, com o intuito de resgatar menores infratores e afasta-los do mundo do crime.
“Essa é uma iniciativa nova na SUASE (Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas). Apostamos nessas atividades externas, para promover um contato diferente do adolescente infrator com a sociedade. A ideia é dar mais uma oportunidade de reinclusão para depois que cumprirem as medida socioeducativas”, disse.
Antônio César ressaltou que o esporte é um grande agente transformador na vida de um jovem. Portanto, o contato com uma equipe de futebol da grandeza do Cruzeiro, é uma importante estratégia para a recuperação dos menores e uma boa opção de lazer para eles.
“Entendemos que trazendo o adolescente para o esporte, através dessa oportunidade que o Cruzeiro nos deu, para nós é um ganho a mais, porque sabemos que o esporte é um grande aliado na recuperação do homem. Esses meninos estão tendo oportunidades que jamais tiveram lá fora”, concluiu.