O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quarta-feira (13), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, o Plano de Metas do Programa Poupança Jovem para 2011. O documento reúne ações e prazos estipulados pela coordenação estadual do programa para o desenvolvimento das atividades nos municípios onde é realizado. Durante a solenidade, que contou com a presença de 270 estudantes, o governador destacou a importância do Poupança Jovem, que já atende mais de 50 mil jovens em oito municípios mineiros.
“O Poupança Jovem é um programa especial que criamos diante do descrédito de muitos que não acreditavam que teríamos condições de fazer, no ensino médio da rede estadual, um projeto apostando nos jovens. Que desse a eles oportunidades, estimulando-os para conseguir o mais importante de tudo, que o aluno goste da sua escola. Que ele invista em si mesmo, em sua autoestima e no reconhecimento que cada um pode fazer muito para mudar, para avançar, para progredir na sua cidade, no seu estado e no seu país”, disse o governador.
O governador afirmou que o programa, com a adesão voluntária dos alunos, está contribuindo para reduzir a evasão escolar e melhorar os indicadores da educação. O Poupança Jovem é destinado a estudantes do ensino médio que residem em comunidades com alto índice de evasão escolar, violência ou baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Metas para 2011
O Plano de Metas do Poupança Jovem para 2011 foi assinado pelo governador, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges e pelos prefeitos representantes dos oito municípios já atendidos. Composto de 37 ações, o documento tem o objetivo de aprimorar o monitoramento e avaliação das ações gerenciais, pedagógicas e administrativas que fazem parte das rotinas de trabalho do programa.
Entre as ações estão avaliação da equipe técnica que desenvolve o programa nos municípios, prazo de início das atividades, previsão de adesão de novos alunos, acompanhamento de frequência e regularização da documentação dos estudantes. Todas as ações são avaliadas a partir de critérios estabelecidos, gerando uma pontuação que resultará no posicionamento do município dentro do Índice Geral de Execução.
Agência Minas