A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, no último sábado (6), o Edital 06/2014 para o provimento de 450 vagas do cargo público efetivo de professor municipal de 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, sendo 405 para ampla concorrência e 45 reservadas para pessoas com deficiência. Para ingressar no cargo, o candidato deverá ter concluído curso de graduação em nível de Licenciatura Plena em Normal Superior ou em Pedagogia com habilitação em docência para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também são oferecidas 20 vagas, 18 para ampla concorrência e dois para candidatos deficientes, para candidatos graduados em nível de Licenciatura Plena em Educação Física, e outras 20, 18 para ampla e dois para deficientes, para aqueles com formação em Matemática.
A inscrição deverá ser feita entre os dias 10 de fevereiro e 26 de março de 2015 no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizadora das provas. O valor da inscrição é R$ 70.
O concurso será divido em três etapas. A primeira será prova objetiva de múltipla escolha, prevista para o dia 17 de maio. Nela, conterão dez questões relacionadas a assuntos político-pedagógicos e outras 30 de conhecimentos específicos. As fases seguintes serão redação e a prova de títulos quando serão pontuados os candidatos com especialização, mestrado e/ou doutorado.
Os convocados atuarão em escolas e serviços pedagógicos públicos municipais de ensino fundamental e médio da Rede Municipal de Educação. A jornada de trabalho será de 22 horas e 30 minutos semanais. O vencimento inicial é de R$ 2.092,22.