Indignada com a destruição de uma Área de Preservação Ambiental (APA) para construção de mais um presídio na cidade, a Rede Nós Amamos Neves realiza a I Caminhada Ecológica, domingo (10), em direção à Fazenda Mato Grosso. A área está sendo preparada para a sede de mais cinco pavilhões prisionais. O objetivo da ‘Rede’ é sensibilizar a sociedade para os danos ambientais causados com o início das obras do Complexo Penitenciário em Neves. A ação também fecha a Semana Social sobre a Campanha da Fraternidade – 2011, promovida em resposta ao desafio de realizar uma ação concreta no município em favor do meio ambiente e da vida. Comunidades de várias regiões do município mobilizam a concentração na Praça de Neves, às 7h.
Uma mística introduzirá a motivação inicial da caminhada no Centro da cidade. Durante o percurso, que se calcula um pouco mais de 5 km , o grupo pretende refletir e sensibilizar a população para a importância da preservação da vida e da ecologia local com o apoio de uma ONG – a Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativa de Minas Gerais. Para isso foram selecionados alguns pontos, onde estão localizados os recursos hídricos da cidade, como a ponte sobre o Ribeirão das Neves, intervenções nos cursos das águas, entre outros córregos da cidade. Estão previstas algumas paradas para lembrar um pouco da história de Neves em relação à penitenciária José Maria Alkimin, às fazendas e o sanatório do início do século passado.
De acordo com a Rede, a Caminhada Ecológica será uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o motivo da luta pela preservação, o antes, o hoje e o amanhã dos principais pontos considerados de risco pelas entidades. Para os integrantes da Rede, só a partir daí o grupo poderá traçar metas junto com a comunidade sobre propostas de preservação e outros encaminhamentos concretos sobre a qualidade de vida na cidade, como desdobramentos da atividade.
No último encontro as entidades que fazem parte da Rede já definiram pela publicação de um livro, pela realização de projetos ecológicos e principalmente a mobilização das comunidades do município para a luta contra a construção de mais presídios e a criação no local de um Parque Ecológico e Cultural, assim como, o tombamento cultural da Penitenciária José Maria de Alkimin e sua transformação numa instituição educacional. Essas são as possíveis metas depois da I Caminhada Ecológica Nós Amamos Neves.
Para os interessados em participar da caminhada a orientação é vestir roupas claras ou brancas; usar chapéu e protetor solar; levar mochilas leves, com caneca, água e frutas para piquenique final.