"Perto de muita água tudo é feliz", já escreveu o mestre Guimarães Rosa. Em águas cristalinas há peixes, plantas e muita beleza. O melhor é que toda essa maravilha está ao alcance de todos, numa das regiões mais bonitas de BH, a Pampulha. O Aquário Temático do Rio São Francisco é o maior do Brasil e possui uma variedade de peixes do Velho Chico. O prédio de dois pavimentos, construído pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, fica no Zoológico e tem três mil m2 de área, que abrigam vinte e dois tanques, totalizando mais de 1 milhão de litros de água.
Na entrada, o cenário do que será o passeio pelo Velho Chico, pois há de tudo um pouco. Há uma combinação de elementos que valorizam suas riquezas econômicas, culturais e religiosas: canoas de madeira, carro de boi, as tradicionais carrancas e até uma queda d'água simbolizando sua nascente e a Cachoeira Casca D'anta, no coração da Serra da Canastra, em Minas.
No interior do prédio, os vários aquários possuem 45 espécies de peixes nativos do rio, o que totaliza um total de 1.200 peixes, entre os quais, o surubim, dourado, curimatã, matrichã, mandi e piranha. Os tanques reproduzem toda a riqueza natural do leito e das margens do Velho Chico. Plantas aquáticas, troncos, galhos de árvores, areia e cascalho facilitam a ambientação dos peixes e criam cenários incríveis.