Um passageiro foi agredido e expulso de um ônibus do Move Metropolitano em Ribeirão das Neves. Segundo testemunhas, o rapaz não tinha dinheiro para pagar pela viagem. Algumas pessoas que estavam na estação de Justinópolis no momento da confusão filmaram a ação dos seguranças e funcionários.
Nas imagens é possível ver o passageiro deitado no chão e, de acordo com testemunhas, ele teria sido agredido. Outros usuários do serviço de transporte tentaram intervir, mas o homem foi retirada à força da estação.
Após o tumulto, alguns funcionários chegaram a ameaçar as pessoas que teriam gravado a confusão. Em um vídeo é possível ouvir um deles dizendo: "Vamos parar com isso aí" e "Apaga essa filmagem agora". No entanto, o autor das imagens se recusou a apagar o vídeo, pediu ajuda de outros passageiros e disse que funcionários da estação chamassem a Polícia Militar (PM) para resolver o impasse.
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), órgão responsável pelo Move Metropolitano, informou que tomou conhecimento dos vídeos e "determinou, por meio da Superintendência de Transporte Metropolitano, o imediato afastamento dos fiscais envolvidos na ação violenta até que se apure o caso".
O órgão também informou que "repudia qualquer tipo de postura que não seja o de civilidade, tanto nos terminais, como no interior de todos os veículos do transporte metropolitano" e que passará a exigir dos "consórcios que operam o transporte metropolitano comprovação periódica de capacitação, inclusive com teste psicológico, de todos os funcionários que trabalham diretamente com os usuários do transporte público metropolitano, por ônibus".