O governador Antonio Anastasia e o empresário Eike Batista lançaram, nesta segunda-feira (19), durante solenidade no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, a unidade da empresa SIX Semicondutores S.A., que está sendo implantada em Ribeirão das Neves, anteriormente designada como Companhia Brasileira de Semicondutores (CBS). Mais moderna fábrica de semicondutores do hemisfério sul, o empreendimento demandará investimentos da ordem R$ 1 bilhão, devendo gerar cerca de 300 empregos diretos, com o início das operações previsto para 2014.
Resultado da sociedade entre a SIX Soluções Inteligentes, empresa de tecnologia do Grupo EBX; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); IBM (NYSE:IBM); Matec Investimentos; e Tecnologia Infinita WS-Intecs, a unidade industrial permitirá que o Brasil ingresse em um setor de alta tecnologia, com forte demanda nacional e internacional, suprindo a praticamente inexistente oferta de chips locais.
Antonio Anastasia destacou que a instalação da Six em Ribeirão das Neves significa uma nova alternativa econômica para a cidade, que registra um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano da região. "No momento em que uma indústria desse tipo se instala ela atrai, como se fosse um sol, uma verdadeira constelação de satélites de outras empresas, que vão ser dela fornecedoras. Portanto, a médio prazo, teremos ali um polo econômico extramente vigoroso, como aliás aconteceu com Betim, quando se implantou a Fiat, na década de 1970", afirmou Anastasia.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que a unidade da Six em Minas coloca a indústria brasileira em um novo patamar. "Estamos, de fato, ingressando no século 21. Os componentes que vão ser fabricados aqui trazem uma característica de inovação muito forte para a nossa indústria. Para Minas é muito importante, porque é um estado produtor de minérios e que, agora, está em uma segunda etapa, que é transformar esse minério em subprodutos industriais com características inovadoras", disse Pimentel.
Também participaram da solenidade o vice-presidente executivo da SIX, Frederico Blumenschein, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o presidente honorário da EBX, Eliezer Batista, o presidente da IBM do Brasil, Rodrigo Kede Lima, o acionista e membro do Conselho Administrativo da Six, Wolfgang Sauer, o presidente do BDMG, Matheus Cotta de Carvalho, o vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, o diretor de Inovação da Finep, João Alberto de Negri, e o prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura.