Alerta
A principal orientação da Secretaria é para as pessoas se dirigirem à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou à Unidade de Referência indicada em seu cartão do SUS caso apareça um ou mais dos seguintes sinais de alerta da doença, como diminuição repentina da febre, dor muito forte na barriga, sangramento de nariz, boca ou outros tipos de hemorragias, tontura quando mudar de posição, por exemplo, ao se deitar ou se levantar, diminuição do volume de urina, vômitos frequentes ou com sangue, dificuldade de respirar, agitação ou muita sonolência, suor frio ou pontos de manchas vermelhas ou roxas na pele.
Hidratação
Beber muito líquido é outra recomendação importante para quem está doente ou sob suspeita de dengue. Tome água, suco de frutas, sopas, leite, chá, água de coco e soro caseiro para manter o corpo bem hidratado.
A receita do soro caseiro é simples e pode ser feito em poucos minutos. Basta misturar duas colheres de sopa de açucar e uma colher de café de sal de cozinha em um litro de água filtrada ou fervida. O soro deve ser bebido aos pouquinhos, durante todo o dia, sem qualquer restrição. Também é recomendado o repouso. Mulheres com dengue devem continuar amamentando.
Prevenção e capacitação
A Secretaria de Saúde alerta ainda que as pessoas não devem se descuidar de medidas simples, como acabar com pratos que dão suporte a vasos de flores, pneus velhos e todo tipo de vasilha abandonada no lixo, nas ruas ou nos quintais que possam acumular água. O mosquito transmissor da dengue se reproduz na água parada. Até mesmo a água numa tampinha de refrigerante pode servir como ambiente para reprodução do mosquito da dengue.
Agência Minas