Com a chegada do verão, mesmo morando longe da praia, os mineiros vão em busca de uma pele bronzeada. Porém, são necessários alguns cuidados, não só agora, como em todas as estações do ano para manter a saúde da pele em dia. O protetor solar é artigo fundamental para a prevenção do câncer de pele e não deve sair de dentro da nécessaire e ganhar espaço diário no ritual de beleza feminina (e masculina!).
De acordo com Joana Miranda, gerente de fórmula da Natura, a exposição excessiva ao sol e sem proteção pode causar sérios danos às proteínas, lipídeos, açúcares e o DNA das células, além de queimaduras que podem gerar cicatrizes irreversíveis, causando o envelhecimento precoce e até câncer.
"É muito importante usar diariamente filtro solar com proteção UVA e UVB. Nos dias de céu nublado também há emissão de radiação solar prejudicial à pele. Ela só é cerca de 10% menor do que em um dia de céu azul", afirma.
Essa dica também vale para pessoas que trabalham expostas ao sol ou que praticam algum tipo de exercício físico ao ar livre. Fabíola Coelho, educadora física, corre três vezes no parque ecológico de Ribeirão das Neves e não deixa de lado os cuidados com o corpo. "Sempre uso o protetor solar durante todo o dia, e principalmente, quando estou exposta ao sol. Além disso, procuro tomar bastante água para me hidratar. Esses cuidados matem a minha pele sempre viçosa e saudável", explica.
Cuidados
» Use filtro solar nas áreas do corpo expostas ao sol todos os dias;
» Opte por fator de proteção de pelo menos 30 e observe se há proteção contra raios UVA e UVB, principalmente;
» Aplique o produto antes da exposição ao sol e reaplique a cada duas horas ou sempre depois de se molhar e de suor intenso, mesmo que o protetor seja resistente ou à prova d’água;
» Prefira se expor ao sol antes das 10h e depois das 15h, períodos em que a radiação UVB é menor;
» Use chapéus, viseiras, óculos escuros e barracas. Para atividades físicas ao ar livre, use roupas leves e filtro solar.