A luta contra a mortalidade infantil e materna ganhou um novo reforço na microrregião de Ribeirão das Neves. Nesta quarta-feira (16), foi inaugurado o Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) Cenira Gurgel de Carvalho, que atenderá em média 30 mil usuários por ano.
Sob gestão municipal, a unidade disponibilizará assistência às gestantes, neonatos, crianças e adolescentes, com serviços de mamografia, ginecologia, obstetrícia, urologia, clínica geral, pediatria e acompanhamento com assistente social e psicólogo, além da assistência à saúde do homem, com exames de prevenção de câncer de próstata e assistência urológica de risco.
O Centro Viva passa a ofertar também uma atenção integral à saúde sexual e reprodutiva, com a implantação de ações de promoção à saúde, prevenção e diagnóstico. “Oferecer consultas eletivas será uma das principais características deste CVVRS. O paciente, após o atendimento primário ofertado pelas Unidades Básica de Saúde (UBS), será encaminhado ao centro para realização de consultas e exames específicos, ou para os hospitais que disponibilizarem ao paciente um serviço adequado a cada ocorrência”, explicou o secretário Municipal de Saúde, João Marcelo Guimarães de Abreu.
Atendimento qualificado
O diferencial do Centro Viva Vida Cenira Gurgel de Carvalho será a disponibilização inédita de atendimento à saúde de crianças de risco,que até então eram referenciadas somente pelo município de Belo Horizonte.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, atribuiu às melhorias presenciadas pelo município de Neves, tanto em questões infraestruturais, quanto em desenvolvimento e investimentos em saúde, ocasionadas por meio das parcerias entre lideranças comunitárias, estaduais e federais.
“O progresso do município na área da saúde é inquestionável e célere. Atualmente, Neves abriga uma das maiores e mais importantes Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado. Este ano, além do Centro Viva Vida, serão inauguradas mais duas Unidades Básicas de Saúde, e já está em discussão na agenda de saúde do município, a criação de uma maternidade alocada no próprio CVVRS, com o objetivo de qualificar cada vez mais o atendimento em saúde da região”, completou.
Serviços oferecidos
Para garantir a saúde da criança e da mulher, o Centro Viva Vida aposta na prevenção e na rapidez dos tratamentos. A unidade dispõe de modernos equipamentos, como, por exemplo, aparelhos de mamografia e videocolonoscopia. O Centro oferecerá também ações relacionadas à gestação de alto risco, câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de próstata e pênis, DST (doenças sexualmente transmissíveis) mais graves, violência sexual e casos de infertilidade. Para garantir a atenção à saúde da criança, vai ofertar atendimento a crianças prematuras e com baixo peso ao nascer, desnutrição, anemia falciforme, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, diarreia de evolução desfavorável e asma com evolução desfavorável.
Na cerimônia estiveram presentes ainda, representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, do Prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura Andrade, da vice-prefeita, Maria Bárbara Fernandes, e demais autoridades locais.