A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves promove de 23 a 29 de janeiro, nas Unidades Básicas de Saúde, localizadas nas 5 Regiões Sanitárias do município, várias atividades para lembrar o Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro.
As atividades serão coordenadas pelo Programa de Hanseníase do município e visam alertar à população os sinais e sintomas precoces da doença, modo de transmissão e o preconceito que ainda envolve os portadores de hanseníase.
Além dessas atividades, a Secretaria Municipal de Saúde vem realiza uma série de ações com o objetivo de intensificar as informações da doença junto à população e também preparar os profissionais de saúde para detectarem os sinais e sintomas da hanseníase de maneira segura, visando o diagnóstico mais precoce.
A hanseníase é uma doença milenar, sendo ainda hoje um problema de saúde pública no Brasil. Apesar de ter cura, a eliminação da doença é dificultada principalmente pelo índice de abandono ao tratamento e pelo diagnostico tardio. Por isso, a meta do Ministério da Saúde é atingir o índice de menos de um caso por 10 mil habitantes, proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a eliminação da hanseníase, que ainda é um problema de saúde pública em países endêmicos, como o Brasil, classificado em segundo lugar no ranking mundial.
Para maiores informações sobre a hanseníase, o interessado pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência ou também no Ambulatório de Referências de Doenças Infecciosas e Parasitarias (ARDIP), localizado na Rua Antônio Miguel Cerqueira Neto, 461, São Pedro ou pelo telefone (31) 3624-1023.