"Fiquei comovida quando fiquei sabendo do Programa HCG. Coloquei-me no lugar de outras mulheres que precisam de ajuda para engravidar”, essas foram as palavras da Izabel Evangelista, gestante de nove semanas, moradora do bairro Sevilha B.
Como Izabel, outras gestantes ficaram conhecendo o projeto no posto de saúde mais próximo de casa. O Programa HCG foi criado na Holanda e trazido originalmente para o Brasil em 1986. O objetivo é identificar gestantes que estão no início da gravidez e convidá-las a doar urina até a 18ª semana da gestação.
Da urina é extraído o hormônio HCG, que é um princípio ativo de um medicamento prescrito nos tratamentos de infertilidade feminina. Além do trabalho de coleta de urina, o Programa HCG fomenta, em parceria com as secretarias de saúde dos municípios, campanhas educativas sobre o pré-natal, a prevenção de gravidez na adolescência e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), entre outros temas relacionados à mulher.
O projeto tem atuação em São Paulo e Minas Gerais. Dentro dessa área, Ribeirão das Neves é uma das cidades incluídas. Para mais informações sobre o programa, a futura mamãe pode procurar o posto de saúde mais próximo à sua casa ou acessar o site www.programahcg.com.br.