Há um ano entrava em operação a Unidade de Pronto Atendimento Acrízio de Menezes, na região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. A gestão Administrativa e Assistencial da Unidade da unidade é de responsabilidade do Hospital da Baleia.
De acordo com informações da Fundação Benjamin Guimarães, responsável pelo Hospital da Baleia, em um ano, foram mais de 97 mil atendimentos nas diversas especialidades, 2.700 pacientes internados, 79 mil exames laboratoriais e cerca de 50 mil exames de raio X. A UPA conta com 12 enfermarias adulto-feminino; 12 enfermarias adulto-masculino; 2 leitos de isolados; 3 leitos box de emergência; 11 leitos infantis (entre berços e cama).
O gerente administrativo da unidade, Wanderson de Oliveira, afirma que mais do que estatísticas, esses números representam centenas de vidas beneficiadas. “A unidade recebe pacientes na sua totalidade de Ribeirão das Neves. Com uma área moderna, a UPA tem dois pavimentos, que abrigam 03 enfermarias, uma sala de Emergência, Sala de medicação, quatro consultórios, 02 salas classificação de risco, Sala de pequenas cirurgias, Laboratório, RX e outras instalações”, explica Wanderson.
Hoje, a UPA faz o atendimento no município com 14 médicos cirurgiões, 42 clínicos, 1 clinico horizontal, 21 médicos pediatras, 14 ortopedistas e 158 funcionários, divididos entre o setor administrativo e assistencial, totalizando 250 pessoas.