Em comemoração ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, nessa quarta-feira (5), que irá disponibilizar um caminhão com mamógrafo que se deslocará por Ribeirão das Neves e mais 10 municípios de Minas Gerais durante todo o mês. O anúncio foi feito durante as comemorações do Dia Rosa, junto com outras medidas para reforçar o diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres de 45 a 69 anos.
As mamografias serão realizadas em mulheres sem sintomas aparentes, ampliando, desta forma, o acesso das mineiras ao diagnóstico e tratamento. A medida vai dobrar as cerca 340 mil mamografias foram realizadas em 2010. Foi assinado, ainda, um termo de cooperação com a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais (SBM-MG), para elaboração de protocolo técnico-científico visando o reastreamento, diagnóstico e tratamento das mulheres com câncer de mama em Minas. A partir do acordo, a SBM-MG vai auditar os mamógrafos e contribuir na questão científica para o tratamento.
De acordo com o coordenador estadual do Programa Viva Mulher, Sérgio Bicalho, a importância deste rastreamento é que ele será feito de forma organizada e na quantidade necessária. “Um dos principais motivos do incentivo à campanha e ao rastreamento é justamente o financiamento ilimitado para o exame. O momento é único para se realizar o rastreamento e, como sabemos, a única forma de se prevenir o câncer é através da mamografia”, disse.
Agência Minas