A Prefeitura de Ribeirão das Neves inaugura, nesta terça-feira (19), às 16 hs, a nova sede da Unidade de Pronto Atendimento Joanico Cirilo de Abreu (UPA), que vai beneficiar mais de 5.000 pessoas por mês.
A unidade está localizada no centro de Ribeirão das Neves e será referência para as regiões sanitárias I e II, além de atender a demanda espontânea de todo o município, com atendimento de 24 horas em urgência e emergência.
A nova unidade fará o atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria e cirurgia ambulatorial, e passará de 8 para 21 leitos, sendo 14 para pacientes adultos e 7 infantis. Além disso, a nova UPA estará disponibilizando para os usuários exames diversos como eletrocardiograma, raio-X e exames laboratorias de urgência.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as salas de urgência e emergência, medicação, coleta de exames, consultórios, recepção, farmácia e almoxarifado, são amplas e arejadas. A nova UPA ainda contará com um número maior de funcionários para garantir maior asssistência ao usuário. Eles terão também melhorias quanto ao dormitório, refeitório, sala de reunião e direção.
O acolhimento dos pacientes será realizado por um enfermeiro nas 24 horas do dia, através da Classificação de Risco do Protocolo de Manchester, que busca priorizar os casos mais graves e humanizar o atendimento. A Joanico Cirilo ainda terá um serviço inédito de urgência para Odontologia 24 horas por dia.
Segundo a Ascom, com a implatação da nova sede da UPA Joanico Cirilo de Abreu, a Prefeitura comemora o avanço na área médica do município, o que significa melhoria na qualidade de atendimento e, consequetemente, mais eficácia de resultados.
O prefeito Walace Ventura afirma que a cidade, com a implatação das duas UPAs - uma foi inaugurada no Distrito de Justinópolis - avançou significativamente no atendimento médico. E já existe aprovação para a construção de outra na Região do Veneza, com previsão de inauguração para março de 2013. "A UPA Acrízio Menezes, que foi inaugurada em outubro de 2010, em Justinópolis, é uma realidade importante para o município, pois estabeleceu estratégias que estão garantindo a população das regiões Sanitárias III, IV e V, resolutividade e qualidade no atendimento de urgência e emergência, com média de 8000 atendimentos por mês. A UPA Joanico Cirilo vai suprir mais uma lacuna de demandas, beneficiando a região central, que conta com o serviço de urgência e emergência moderno e de qualidade. Isso é uma conquista para os moradores e nós não estamos medindo esforços em melhorar cada dia mais este serviço em Ribeirão das Neves", avalia Walace Ventura.
A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência para urgência e emergência no sistema público de saúde, fica na Rua Antônio Miguel Cerqueira Neto, 244, bairro São Pedro.