A ideia da escola como espaço que contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes ganhou força nesta terça-feira (28). A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Minas Gerais (Senac MG) assinaram um convênio que vai resultar em um trabalho de sensibilização com cerca de seis mil alunos da rede estadual.
A parceria prevê a realização de apresentações teatrais e palestras em 20 escolas da rede estadual neste semestre. Durante as visitas, os alunos serão conscientizados quanto à prevenção ao uso de drogas e a preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa integra a ação Roda de Conversa, do Programa Minas Presente na Escola.
A Roda de Conversa será desenvolvida nos municípios de Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Araxá, Barbacena, Betim, Contagem, Coronel Fabriciano, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pirapora, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, São João del-Rei, Uberaba e Uberlândia.
Momento prático
Na manhã desta terça-feira, foi realizada uma visita na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Ribeirão das Neves. Na instituição, a ação do Roda de Conversa contou com a participação de 380 alunos do ensino médio, que assistiram à uma apresentação teatral, um stand up comedy e uma palestra.
“O grupo Grafite apresentou a peça ‘A melhor sensação do mundo’, que mostrava ao aluno o poder da escolha que está nas mãos dele. Também ficou firmado que vamos levar os nossos alunos ao Senac, que se dispôs a dar uma orientação vocacional para os estudantes”, ressaltou o diretor da escola, Carlos Eduardo Andrade Bonfim.