Mais de 32 cursos em diversas áreas no setor de turismo são oferecidos pelo Ministério do Turismo e da Educação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O objetivo do ‘Pronatec Copa’, como foi intitulado, é capacitar 40 mil profissionais por semestre nos cursos de inglês, espanhol, libras, agente de informações turísticas, agente de viagens, atendente de lanchonete, auxiliar em serviços de hospedagem, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de agenciamento de viagens, bartender, camareira em meios de hospedagem, chapista, churrasqueiro, condutor de turismo de aventura, condutor de visitantes, copeiro, cozinheiro industrial, garçom básico, masseiro, mensageiro em meio de hospedagem, mestre de cerimônias, monitor ambiental, monitor de recreação, organizador de eventos, padeiro, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, recepcionista de eventos, salgadeiro, sommelier e sushiman.
Podem se inscrever nos cursos maiores de 18 anos. As 32 atividades disponíveis variam de acordo com a escolaridade do aluno. Os alunos das cidades-sede, como Belo Horizonte e Região Metropolitana, terão prioridade nesta primeira seleção de participantes. Na pré-matrícula, cada participante poderá escolher um curso de qualificação e/ou um de idioma.
De acordo com as informações do Ministério do Turismo, as aulas serão presenciais e gratuitas. A previsão é de que os cursos tenham duração média de quatro meses e serão organizados nas sedes do SENAC ou nos institutos federais de educação profissional. Ainda segundo o Ministério, os participantes terão auxílio estudantil, com alimentação e transporte.
Para inscrições e maiores informações acesse o site pronateccopa.turismo.gov.br.