Projeto Mova Brasil abriu inscrições este mês de dezembro para novas turmas de alfabetização de jovens e adultos em várias regiões do município. O projeto vai para o terceiro ano no município. Com o objetivo de atender um número maior de pessoas mais seis regiões estão previstas para serem incluídas no próximo ano. No total serão 16 bairros atendidos pelo projeto. Os bairros Liberdade, Areias, Sevilha B, Vale das Acácias, Conjunto Henrique Sapori e Rosaneves já foram confirmados pela coordenadoria do projeto.
De acordo com coordenadora Zulma Pires, a inserção social é o grande diferencial que projeto cria nas comunidades. “Este ano a formação dos monitores foi muito positiva. A participação em vários eventos sociais proporcionou uma interação entre as turmas muito interessante”, explicou a coordenadora. A expectativa, segundo Zulma, é que 2012 o projeto tenha uma divulgação mais intensa e o número de evasão dos alunos diminua. Os interessados podem fazer a inscrição pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número: (31) 8731-0610.
Ate o dia 23 de janeiro equipe da coordenação do Mova Brasil estará selecionando novos monitores para atender turmas de alfabetização e cidadania no município. As aulas estão previstas para iniciarem na primeira semana de fevereiro. Vinte turmas nos bairros Barcelona, Veneza, Esperança, San Genaro, Fazenda Castro, Santinho, Metropolitano, Porto Seguro, Bom Sossego e Florença formaram entre 2010 e 2011. Só este ano, 113 alunos do Projeto obtiveram o certificado.
Mova Brasil
Criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto Mova Brasil segue no caminho para além das letras e números. A finalidade é promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.
A metodologia do projeto também se fundamenta nos princípios filosófico-político pedagógicos de Paulo Freire. A ação pedagógica se desenvolve com base na leitura do mundo do educando, a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que está inserido. Desse processo, surgem os temas geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos programáticos.
Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos; estabelecer parcerias com outros projetos de Programa de Responsabilidade Social com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos; organizar turmas de alfabetização de jovens e adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo; formar coordenadores de pólo, assistentes pedagógicos, coordenadores locais e monitores são os objetivos principais do Projeto.
O Mova Brasil encontra-se em desenvolvimento nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas.