Por Cynthia Augusto – Ativadora Cultural
Conhecer o artesanato nacional e de mais nove países em único espaço, essa foi a experiência vivida pelos alunos do Poupança Jovem de Ribeirão das Neves. No último dia 24, jovens das escolas Professor Helvécio Dahe e Washington Modesto Gontijo de Faria visitaram a 22ª Feira Nacional de Artesanato, no Expominas em Belo Horizonte.
Olhares atentos a tanta diversidade, a aluna Raquel Vieira, 16 anos, contou “é muito difícil resumir o que me despertou atenção, tudo é interessante. O estudante Renato Cordeiro, 17 anos, estava empolgado, “gostei muito de participar e experimentar coisas novas”. Já o estudante Igor Gomes, conseguiu expressar em poucas palavras o que estava sentindo durante a visita, “são tantas coisas legais, artesanato é cultura”, afirmou. O aluno Danilo Pinto, 17 anos e Maíra Gonçalves, 18 anos, concordaram que foi muito válida esta atividade, “é muito legal ter atividades como essa no programa”, ressaltou Danilo.
Este ano o tema da feira foi “São Francisco: O Rio e O Santo”. De acordo com os organizadores foram comercializados 50 mil itens artesanais. Com a realização do evento a cidade ganhou cerca de dois mil empregos diretos e algo em torno de 20 mil indiretos.