A Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira recebeu, neste sábado (12), em suas dependências, o projeto SuperAção, iniciativa do Instituto Unibanco, implantado na escola no início deste ano. A festa teve vários serviços, como artesanato, decoração, entretenimento e saúde, além de reparos de pintura e jardinagem feitos por voluntários ligados à comunidade escolar.
De acordo com o diretor José João Lopes dos Santos, também conhecido como Jota, a parceria com o Instituto iniciou-se há três anos, quando a escola entrou para a lista de participação dentro do projeto. A inserção da escola no Jovem de Futuro, no entanto, só aconteceu em 2011, com a efetivação da parceria.
Jota explicou que o objetivo do projeto é inserir na escola tecnologias de aprendizagem a fim de melhorar o rendimento dos alunos nas avaliações, feitas anualmente pelo próprio Instituto e ao final do ensino médio pela Secretária de Estado da Educação, e diminuir os índices de evasão escolar. Para isso, a escola oferece aulas de reforço aos jovens, recebe auxílio financeiro do Unibanco – utilizado para reformas, como do auditório, sala dos professores e pintura – e investe na qualificação do corpo docente e do quadro administrativo.
Para o diretor, o “envolvimento dos alunos foi muito bacana, pois trabalharam bastante para melhorar o ambiente da escola”. Ainda segundo Jota, todo o investimento do projeto visa permitir a qualificação da gestão administrativa da instituição, para que ela possa, no futuro, caminhar com as próprias pernas.
O observador do Insituto Unibanco, João Carlos Rodrigues, disse que o objetivo do SuperAção é fazer com que a escola promova atividades de melhoria em sua infra-estrutura por meio da interação com a comunidades: “É uma união para a superação”, afirmou. João Carlos comemorou a união de professores e alunos para desenvolver trabalhos com materiais recicláveis: “Eram objetos que estavam para serem jogado fora e que estão sendo reaproveitados”, vibrou.