Por Cynthia Augusto – Ativadora Cultural do Programa em Ribeirão das Neves
A E.E João de Almeida foi palco na última sexta-feira, 21, da ação “Gentileza gera Gentileza”. Cerca de 150 alunos das escolas estaduais Custódio Félix e João de Almeida se uniram trazendo para a escola o que é ser gentil e o quanto essa atitude pode mudar a vida das pessoas.
Já no portão de entrada os estudantes foram recebidos de forma diferente, todos que chegavam passavam por um tapete vermelho, simbolizando a importância que cada pessoa tem naquele espaço. Os alunos também recebiam saudação “boa tarde“. O adolescente Vinícius Guimarães Santos, 15 anos, conta, “acho muito legal, temos que tentar mudar o comportamento e um simples “boa tarde” pode mudar tudo!”.
A apresentação de uma bailarina mostrou como a delicadeza e a suavidade nos movimentos pode ser transferida para o nosso cotidiano. As crianças do ensino fundamental também assistiram a uma peça teatral, onde os jovens do Poupança mostraram através de palavras-chave como respeito, educação, gratidão, gentileza, solidariedade, entre outras, como devemos nos comportar em sociedade, e mais que isso, trouxe uma reflexão sobre como essa mudança de comportamento pode trazer benefícios a quem pratica. A adolescente Aretha Lima, 16 anos, diz que já durante a preparação da ação percebeu que precisava mudar a sua forma de agir, ela afirma “agora estou mais gentil, mudei a forma de tratar as crianças, antes eu não tinha paciência”.
Para Eliene Souza, 17 anos, participar é importante, ela ressalta “é muito bom, para dar o exemplo para outras pessoas.” E para que essa ação não seja esquecida, os alunos fizeram um grafite no muro da escola confirmando que “Gentileza só gera Gentileza”.