Nesta semana, pais ou responsáveis têm um compromisso com a educação mineira. Entre os dias 06 e 10 de junho, ocorre o Cadastramento Escolar. Realizado em parceria entre estado e municípios, o Cadastramento é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência.
Devem se cadastrar crianças com seis anos completos ou que irão completar até 31 de março de 2012 (inclusive na Educação Especial), alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindos de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
Os pais ou responsáveis devem apresentar completa na hora de fazer o cadastramento: Certidão de nascimento da criança (original e cópia), conta de luz recente (original e cópia), comprovante de escolaridade (original e cópia) para alunos vindos de escolas particulares, ou que desejam retornar aos estudos.
Consequências
O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de sua casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento não fica sem uma vaga. Ele será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga remanescente. Os alunos que já estudam na rede pública não precisam fazer o cadastramento. Este grupo faz, todo ano, a renovação de matrícula na escola.
Agência Minas