Com temas que abordam o cotidiano dos trabalhadores nos ônibus, a realidade das pessoas simples da periferia, o trânsito e os hospitais públicos, o poeta Rodolfo Ataíde lança neste sábado (6), no Espaço Ateliê, em Ribeirão das Neves, seu primeiro livro, que traz na sua essência um retrato da vida e problemas de pessoas comuns que vivem à margem dos grandes centros e que trabalham diariamente por um lugar ao sol na grande metrópole.
Intitulada como “Encanto Marginal” a obra conta com poemas reflexivos e críticos à realidade da vida das pessoas das regiões metropolitanas, textos como “Cidade dormitório”, “Ônibus” e “O trabalhador” narram momentos específicos do dia a dia de moradores de regiões periféricas e títulos que também expressam o amor, saudade e possíveis momentos melancólicos da terceira idade.
Com linguagem simples e poucos textos o livro foi pensado estrategicamente para facilitar o acesso a não leitores, pois apenas 30 poesias compõem toda a obra. O autor busca desmistificar a visão elitista da poesia e da literatura por parte da sociedade que dificulta o acesso das classes mais pobres a leitura.
Os leitores ainda terão novidades, qualquer pessoa poderá ter acesso aos poemas em vários formatos diferentes pelo celular, basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou uma mensagem via watsapp para o número (31) 9 8588-3184, que receberá periodicamente as poesias em formatos diferentes.
Sobre o autor
Filho de pais migrantes da Zona da Mata mineira, Rodolfo Ataíde nasceu em Belo horizonte em 1985 e hoje reside em Ribeirão das Neves, cidade da região metropolitana onde viveu a sua infância e adolescência, período em que teve acesso a poesia de forma voluntária e individual, começou compondo músicas para a sua antiga banda e depois se aprofundou no universo da poesia. O autor é gestor e militante do setor cultural na região, tema que afetam diretamente a composição de sua obra.
Serviço: Lançamento do livro "Encanto Marginal"
Quando: 6 de maio de 2017, às 19 h
Onde: Espaço Ateliê, Rua José Cassimiro Nogueira, 70, bairro Várzea Alegre
Quanto: Entrada gratuita.
Livro: R$15,00