Denúncias de moradores e da imprensa local apontam para um acúmulo de lixo em uma área próxima à Penitenciária José Martinho Drumond, localizada em Ribeirão das Neves. Segundo informações e imagens divulgadas pela Rádio Imperatriz , empresas prestadoras de serviço para o presídio estariam utilizando o local para descarte de resíduos.
Foi constatado a presença de diversos tipos de lixo, incluindo marmitas de isopor e grandes sacos, espalhados pelo terreno. A situação tem gerado preocupação na comunidade local devido ao potencial risco de proliferação de doenças, como a dengue, causado pelo acúmulo de água nos dejetos.
Após contato de nossa reportagem com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para obter um posicionamento sobre o caso, o órgão respondeu através de nota: "O Departamento Penitenciário de Minas Gerais informa que já fez contato com a empresa parceira, responsável pelo recolhimento do material reciclável, que irá adotar as medidas para o tratamento adequado dos materiais descartados e o seu correto acondicionamento".