All for Joomla All for Webmasters

Escola de Neves pinta história da cidade nos muros

Quem passa no centro de Neves, já viu a escola José Pedro Pereira, tradicional na cidade. A “Zé Pedro”, como é popularmente chamada, ganhou cara nova com a pintura dos seus muros homenageando a história de Ribeirão das Neves. O intuito, segundo a diretora da escola Valéria do Carmo Diniz, é “conhecer para cuidar, ter vontade de visitar pontos importantes do município e ter orgulho de morar nessa cidade”.
A ideia surgiu, segundo Valéria, porque a escola está em processo de tombamento do prédio. Durante o processo, surgiu a ideia da pintura onde fossem retratados os patrimônios culturais do município. Como a escola está bem localizada, contribuiria com a educação patrimonial.

pa
A partir daí a Secretaria Municipal de Educação sugeriu os personagens e a história que poderiam ser contadas, novas ideias foram inseridas, como a ideia de criar um personagem, o “Zé Pedrinho” seria o contador da história. O momento é ímpar, afinal a cidade completou 70 anos de emancipação política e administrativa.
Foram ressaltadas a construção da Penitenciária Agrícola e as cerâmicas. E personagens como Wilson Piazza (jogador campeão do mundo) e Henfil (caricaturista), além da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves que fica ao lado da escola. Também houve homenagem para a merendeira mais antiga da escola, pessoa importante no dia a dia da escola. As homenagens também retratam personagens como o campeão mundial de slackline, Alisson Ferreira e a tradicional igreja do Rosário de Justinópolis, entre outros, resgatando a história rica de Ribeirão das Neves.

Diretora da escola

Valéria do Carmo Diniz está na escola desde 2019 como diretora, e em 2022, o José Pedro Pereira foi municipalizado através do projeto “Mãos Dadas”. A profissional está na escola há 30 anos, foi professora e atuou como pedagoga, passou pela pandemia e pela municipalização. “Muito amor e dedicação pela escola que tem o melhor IDEB do município”, ressalta Diniz.


História da escola


A Escola José Pedro Pereira foi a primeira escola do município e teve vários nomes. Ela funcionou na Av. dos Nogueiras, depois a escola conseguiu um terreno onde funciona atualmente. O nome dela atual foi recebido em 12 de dezembro de 1957. A escola é pioneira em educação no município.

0
0
0
s2smodern

bg contorno