All for Joomla All for Webmasters

Em meio à onda de calor, famílias de Neves sofrem com falta d'água

Em meio aos recordes históricos devido a onda de calor, oito cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão sem água.
Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano são os mais afetados, já que são cidades que ficam longe do sistema de abastecimento. Somados, os municípios têm quase um milhão de habitantes: 984.856, segundo reportagem do G1.
Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o problema foi ocasionado pelo aumento do consumo de água.
A empresa afirma que, apesar de o sistema de produção operar ao máximo e com os reservatórios que compõem o Paraopeba - responsável pelo abastecimento da Grande BH -, em mais de 70%, a elevação brusca do uso de água devido aos recordes de temperatura pode interromper o fornecimento de água.

Falta água

Em Ribeirão das Neves, a comunidade reclama que o problema é recorrente, e que vem antes mesmo da onda de calor. Em nossos comentários nas redes sociais, moradores da região do bairro Veneza são os mais afetados.


Calor extremo

Nesta semana, a região metropolitana de Belo Horizonte teve três recordes consecutivos de maior temperatura registrada em um mês de novembro. O último foi na tarde desta terça-feira (14), quando os termômetros marcaram 37,9ºC.
Também nos últimos dias, mais de 300 peixes mortos foram retirados da Lagoa da Pampulha. Segundo a prefeitura, a mortandade dos animais está relacionada ao calor extremo e baixa umidade.
A previsão do tempo indica que o "calorão" não deve dar "uma trégua", com possibilidade de novos recordes até a próxima semana.
Segundo a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar seco e quente provoca a ocorrência de onda de calor, baixa umidade do ar e temperaturas superiores a 32ºC, principalmente no período da tarde.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno