Novo ponto turístico da cidade, o Mercado Central de Neves será inaugurado na próxima semana com uma programação pra lá de especial. Do dia 1º ao dia 4 de outubro, a partir das 19h, o espaço receberá um time de artistas para fazer jus ao potencial do espaço.
Na quinta-feira, dia 1º, tem Comédia Stand Up com Léo de Castro, Thiago Carmona e Dudu Grafite, além da dupla sertaneja Ronaldo e Rafael. Na sexta, dia 2, se apresentam Maicon e Tulio e a banda Cowboy Jack. No sábado, dia 3, tem a Placidina Faladeira e encontro de violeiros. No domingo, dia 4, as atrações são Tom Nascimento e o cantor Bruno Coimbra e os Perpendiculares.
O centro comercial com diversos produtos e serviços, além de um privilegiado espaço gastronômico e cultural, fica localizado à Rua Iliana Pirfo de Noronha, 350, bairro Status, bem pertinho do Apoio Mineiro e da Prima Linea, com fácil acesso à população.
São 5.000 m2 com mais de 200 lojas de vários segmentos, tais como produtos da roça, artesanato, moda, turismo, eletrônicos, móveis, decoração e serviços. Além da maior praça de alimentação da cidade, que oferecerá gastronomia nacional e internacional e ainda servirá de palco para muitas atrações culturais e artísticas.
As lojas do Mercado Central ficam abertas de segunda a sábado, das 9 às 19h, e a praça de alimentação vai até às 22h. Aos domingos, o funcionamento é de 9 às 14h.
Economia
Na contramão da crise econômica em que vive o país e com a potência de bons negócios, um grupo de empresários da região inaugura o novo Mercado Central de Neves e promove, de forma inovadora, um novo olhar econômico sobre a região. O novo Mercado registra um avanço na história do desenvolvimento da cidade, abrindo espaço para boas oportunidades de negócios.
Desde a sua implantação, o empreendimento já gerou mais de 200 empregos diretos e indiretos e esse número se eleva bastante com a inauguração. Parte da mão de obra das montagens das lojas será absorvida na equipe de funcionários do Mercado, que também será composta por profissionais das áreas de administração, comunicação, segurança, limpeza e manutenção. É investimento na cidade e na população com oportunidades de trabalho e geração de renda.
Esse avanço econômico reflete diretamente no desenvolvimento humano e social da região, pois, além da geração de empregos e de mais renda na cidade, o Mercado Central de Neves apresenta outro importante diferencial: 70% dos lojistas são de empreendedores locais, ou seja, são nevenses caminhando no sentido contrário à crise.
O empreendimento beneficia a população de Ribeirão das Neves com a oferta de diversos produtos de qualidade e preços variados, que agora não precisarão mais se deslocar até a capital, localizada a 40km de distância, para ter acesso a centros comerciais. Para tornar ainda mais fácil o acesso da população até o Mercado Central de Neves, serão disponibilizados, gratuitamente, três ônibus que vão buscar e levar as pessoas em pontos nos principais bairros da cidade. São mais oportunidades e investimento na cidade.
Outro exemplo de promoção econômica e social é a parceria firmada com a Emater para a realização de uma Feira Livre do Produtor durante alguns dias da semana, em que produtores locais poderão expor e comercializar seus produtos hortifrutigranjeiros.
Turismo
Em cada canto do Mercado, um pedacinho de Minas. A decoração exclusiva, rústica e contemporânea surpreende trazendo o aconchego e a receptividade das Minas Gerais para dentro do Mercado Central de Neves, de forma a resgatar e retratar, a história das cidades mineiras e das belíssimas estações ferroviárias. Esse ícone cultural faz do empreendimento um novo ponto turístico para os nevenses.
Cultura
Entretenimento para todos os gostos também compõe a prestação de serviços do Mercado Central à população de Neves. Dentre outros eventos, o projeto almeja que a praça de alimentação sirva de palco para grandes atrações culturais e artísticas tanto para o público infantil como para o público adulto de forma a valorizar a história e a diversidade cultural. Neste conceito, e já na inauguração, o Mercado Central de Neves sediará a exposição do artista José Antônio de Oliveira, natural da Serra do Cipó e que há 23 anos é filho de coração da cidade. Sua obra, composta por pinturas em tela e artes em ferro envelhecido faz parte do Projeto “Fronteiras de Ribeirão das Neves” e ficará exposta no local.