Milhares de pessoas passaram nos últimos cinco dias no Parque Ecológico para curtir a tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves. Ao som de artistas nevenses e atrações de fora, a população pôde aproveitar as barraquinhas de comidas típicas, as atrações de lazer e a tradicional queima de fogos, sem nenhum registro de ocorrência. Além disso, os fiéis puderam participar de uma extensa programação religiosa em prol da padroeira do município.
Depois de um longo período em que a "Festa de Agosto" aconteceu sem shows musicais, o evento deste ano foi uma oportunidade de ouro para artistas nevenses se apresentarem no município. Fransoah Sabino, por exemplo, ficou satisfeito em poder apresentar sua música autoral em sua cidade. "Foi uma excelente oportunidade para os artistas de Ribeirão das Neves mostrarem seu trabalho, a arte não pode parar, a arte tem que continuar sempre", afirmou Fransoah Sabino.
Os DJs Marquinho e Bruno Costa também vibraram com a chance de se apresentar na festa da padroeira. "É muito bom mostrar para nossa própria cidade o nosso trabalho, e vai cada vez melhorando. A recepção foi muito boa", comentou DJ Marquinho. "É muito legal ver essa iniciativa da Cultura, da Prefeitura, sempre dando esse apoio, tudo muito bem organizado", vibrou DJ Bruno.
A sambista carioca Aline Calixto disse que estava ansiosa em tocar na cidade, pois da última vez que esteve em Ribeirão das Neves o show foi cancelado devido às chuvas. "Ficou com um gostinho de vamos fazer mesmo, na última vez que estive na cidade para fazer o show, choveu muito, não rolou, mas agora vai rolar muito samba para a galera cantar e dançar com a gente", frisou Aline Calixto, que em breve vai lançar seu novo CD: "Meu Ziriguidum".
Prefeitura faz balanço positivo da festa
A prefeita Daniela Corrêa (PT) esteve no Parque Ecológico e conversou com exclusividade com o RN.net. A petista afirmou que sempre ouviu pedidos para que a Prefeitura retomasse as comemorações da Festa de Agosto e que uma reaproximação com a Igreja Católica foi fundamental para que isso ocorresse.
"Buscamos uma aproximação com a Igreja entendendo que o intuito maior é o aniversário de Nossa Senhora das Neves. Independente da minha religião, é minha obrigação como prefeita fortalecer esse movimento da Igreja. Esse ano, a gente encontrou por parte da comunidade, dos comerciantes, dos festeiros, a oportunidade de participar de forma mais ativa, e a pedido trocamos o local da festa para dentro do parque, a Prefeitura entrou com uma estrutura bem maior que nos outros anos, oferecendo entretenimento mais seguro, com presença maciça da Polícia Militar e da Guarda Municipal", revelou Daniela.
De acordo com a prefeita, o desejo da sua administração é resgatar pautas positivas na cultura de Ribeirão das Neves, dentre elas está a tradicional Festa de Agosto, concomitante com a comemoração do aniversário da padroeira. "É (uma festa) importante para nós pois movimenta a economia da cidade, trás o entretenimento para o povo, promovendo a qualidade de vida onde as pessoas vivem", disse a petista.
Daniela ainda adiantou que já começaram os preparativos para a organização do aniversário da cidade em dezembro. "A gente faz o Ribeirão das Luzes, iluminamos o Parque Ecológico e a Praça de Justinópolis, e o restante é tudo com a participação dos empresários da cidade. Nós estamos querendo melhorar o modelo, o aniversário da cidade é no período de chuvas, então às vezes a gente promove um grande evento, mas a população não vai porque cai muita água", finalizou a prefeita.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Arlem Luiz, o evento foi de uma grandeza absoluta, tanto da parte litúrgica, quanto da parte de entretenimento. "Nós iniciamos no dia 26, com a Missa Sertaneja, que foi agradável e emocionante, e a partir daí começamos um processo junto à Igreja de reativação dessa festa. Levamos os barraqueiros para o Parque, trazendo segurança e conforto para todos, quero agradecer à Guarda Municipal, à Polícia Militar, aos Brigadistas", avaliou.
"Nós não tivemos nenhuma briga, foi um evento da família e da juventude nevense. Os comerciantes fizeram uma carta de agradecimento à prefeita. O povo que esteve ali está agradecido e está muito feliz, a alma do nevense está muito feliz por isso. Quero ressaltar a presença de Dom Walmor, o show de fogos, os cantores da cidade, além da Aline Calixto, que canta junto com a nova elite do samba", finalizou.
A voz do povo
O professor Régio, ex-vereador na cidade, afirmou que a festa tinha um caráter mais religioso e que foi se transformando ao longo do tempo. "Há uns 20 anos atrás, era uma festa mais religiosa, mais simples, não havia esse evento enorme. Aqui no Parque ficou bem melhor, achei bem interessante, embora tivesse pensado que não iria dar certo, pelo menos aqui a gente tá vendo que está bem organizado", ressaltou.
A cabeleireira Naiane Lopes, de 18 anos, ponderou que os serviços de saúde, por exemplo, poderiam ter a mesma qualidade da festa, mas fez questão de elogiar o que viu evento. "Foi uma festa bacana, com muita organização e segurança. Está aprovado", elogiou.
Em enquete realizada pelo RN.net nesta quinta-feira (6), 89,3% dos internautas avaliaram como excelente ou boa, enquanto apenas 6,8% consideraram ruim ou péssima, e 3,9% acharam apenas regular. Sobre a mudança para o Parque Ecológico, o percentual de quem aprovou foi ainda maior, 91,2%, contra apenas 8,8% de insatisfação com o novo local da festa. Em apenas duas horas, foram contabilizados 103 votos na pesquisa.