A Polícia Militar (PM) vai apurar a denúncia de que o comandante responsável pelo policiamento em Justinópolis, em Ribeirão das Neves, teria estabelecido uma meta de 30 multas de trânsito diárias para cada militar. Conforme a denúncia, o major Emerson Melgaço Marinho determinava que os policiais dessem prioridade ao trabalho das multas, mesmo que para isso as questões de segurança pública ficassem prejudicadas.
O comandante da 2ª Região, coronel José Hamilton Campos, disse em reportagem à rádio Itatiaia que vai apurar as denúncias e tomará as devidas providências. O major Emerson Melgaço Marinho já teria estabelecido meta de multas quando era lotado em Betim, na RMBH. Por isso, teria sido transferido para Ribeirão das Neves.
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas vai acompanhar o caso depois que a denúncia chegou ao conhecimento de alguns parlamentares, que devem se reunir com o coronel José Hamilton Campos e com representantes da Prefeitura de Ribeirão das Neves para saber sobre a apuração do caso.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que não possui qualquer ação ou influência sobre o comando da Polícia Militar, que é quem define qual será a forma de ação no trânsito. O executivo é responsável apenas pela Guarda Municipal e pelos agentes de trânsito, que não possuem nenhum tipo de meta para a aplicação de multas.