A dor e a angústia de pais e familiares pela falta de informação sobre o paradeiro de entes queridos são sentimentos que ocorrem com frequência maior do que muita gente imagina. Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social revelam que, até março deste ano, cerca de 90 pessoas estavam desaparecidas em Ribeirão das Neves. Ao longo do ano de 2013, foram registrados 342 desaparecimentos na cidade.
Com o objetivo de ajudar os familiares de pessoas desaparecidas de Minas Gerais, a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da Polícia Civil criou em 2006, a campanha "Volta", do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). A iniciativa contribuiu para a localização de várias pessoas com a divulgação de filmes e fotos nos principais veículos de comunicação. Além disso, há 13 anos, a delegacia divulga os trabalhos realizados em Minas Gerais para todo o Brasil, com a intenção de firmar parcerias. O estado hoje possui um sistema de confronto de informações em tempo real sobre pessoas desaparecidas.
Com todo o trabalho realizado pela Delegacia Especializada em Localização de Pessoas Desaparecidas de Belo Horizonte, tornou-se referência para outros Estados. Como prova disso, no início do ano 2014, a titular da delegacia, Cristina Coelli, teve um encontro com a chefe Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, para apresentar o modelo mineiro de trabalho, que virou referência nacional.
Orientação aos pais
- Orientar os filhos a não aceitarem doces, presentes ou qualquer outro objeto de estranhos.
- Manter bom relacionamento com a vizinhança.
- Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.
- Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.
- Ensinar ao seu filho o seu nome completo, endereço, telefone e os nomes dos pais e irmãos.
- Não autorizar o seu filho a brincar na rua sem a supervisão de um adulto conhecido.
- Evite deixar o seu filho em casa sozinho.
- Providenciar a carteira de identidade do seu filho.
Como ajudar?
A Delegacia Especializada em Localização de Pessoas Desaparecidas de Belo Horizonte aproveita para informar que os interessados em ajudar diretamente a localizar pessoas desaparecidas podem baixar ou imprimir materiais de divulgação, tais como cartazes, anúncios impressos, spot para rádio e até filmes pelo site www.desaparecidos.mg.gov.br. Informações sobre pessoas desaparecidas ou suspeitas devem ser relatadas à Polícia Civil pelo telefone 0800-2828-197. A ligação é gratuita e o informante não precisa se identificar.