Um distúrbio no Sistema Interligado Nacional de energia atingiu o sistema elétrico que atende Minas Gerais e deixou 230 mil moradores do Estado sem luz por quase uma hora, na tarde desta terça-feira (4). A informação foi repassada por meio de uma nota emitida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
De acordo com a Cemig, Ribeirão das Neves e outros municípios da Região Metropolitana foram atingidos, inclusive Venda Nova, em Belo Horizonte. As regiões leste, triângulo e sul do estado também foram atingidas.
Segundo a companhia, o desligamento aconteceu às 14h02 e o restabelecimento se deu a partir da determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das usinas e do sistema de transmissão do País, no Sistema Interligado Nacional. O problema foi completamente resolvido às 14h58.
Ainda conforme a Cemig, desde o início da ocorrência, técnicos e engenheiros da companhia trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível, evitando maiores transtornos para os seus consumidores.
A falta de energia não foi provocada pelo excesso de demanda, apesar de o calor intenso nas últimas semanas, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).