O Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugurou, nessa quinta-feira (17), as novas instalações do Juizado Especial de Ribeirão das Neves, na rua São Cristóvão, 147, no bairro Tânia. A sessão solene contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; do presidente do conselho de supervisão e gestão dos juizados especiais de Minas Gerais e ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho; e da coordenadora do Juizado Especial de Ribeirão das Neves, juíza Maria de Lourdes Freitas Fontani Villarinhos, que representou a diretora do foro da comarca, juíza Miriam Vaz Chagas.
Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Poder Judiciário Mineiro e do descerramento de placa comemorativa da data, a coordenadora do Juizado Especial, juíza Maria de Lourdes Villarinhos, agradeceu aos servidores pela "garra e denodo" com que eles desempenham suas tarefas. "Embora tenha o estigma de ser difícil, a comarca é um ambiente produtivo e excelente, pois dos 3.220 processos distribuídos neste ano, só 88 esperam resolução. Foram 3.130 audiências e 1.969 sentenças", argumentou.
A magistrada lembrou que, em seu discurso de posse, o presidente Joaquim Herculano Rodrigues falou da necessidade de não focar os obstáculos, mas ultrapassá-los. "Todas as promessas feitas na ocasião estão se cumprindo: novas varas, novos juízes, o fundo judiciário, a nova sede. Por tudo isso, asseguro, em nome de toda a equipe, que faremos tudo para honrar o Juizado com nossa dedicação", afirmou.
Também compareceram à solenidade os juízes da comarca de Ribeirão das Neves: Juscelino José de Magalhães, representando o presidente da Associação de Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert Carneiro; Eduardo Marques Lott, Juliana Miranda Pagano e Lívia Lúcia Oliveira Borba; o promotor Bruno Soares, representando o Ministério Público; o defensor público Guilherme Rocha Freitas, representando a defensora-geral Andréa Abritta Garzon Tonet; o procurador-geral do município de Ribeirão das Neves, Sheldon Geraldo de Almeida, representando a prefeita Daniela Corrêa; a presidenta da 137ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Eliane Joana Santiago, representando o presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves.
As informações são da assessoria de comunicação institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.