Os donos das casas e lojas localizadas nas Ruas Assembleia e Constituição passam por uma situação complicada por viverem em uma região limite entre dois municípios, Ribeirão das Neves e Contagem. O MGTV, da TV Globo, mostrou, nessa segunda-feira (12), como a ausência de uma definição de lugar acabou se tornando um problema para a população local.
A prefeitura de Contagem faz obras de asfaltamento, constrói quadras de esportes e até coloca placa nas esquinas do bairro, mas insiste em dizer para os moradores do bairro Alvorada que eles não estão situados no município. Uma das moradoras conta que todos os registros de seu imóvel estão em Contagem, mas agora, a prefeitura afirma que a casa onde vive está localizada em Ribeirão das Neves. "Quando eu comprei, em Contagem era um preço, em Ribeirão era outro. E agora quem vai ressarcir nossas perdas?".
Outra pessoa que se sente prejudicada com a situação é de um motorista que tenta montar uma empresa, mas não consegue que a prefeitura libere nenhum documento, afirmando que não é responsável pelo lugar. "Queria instalar pelo menos um telefone de contato, mas não consigo".
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves afirmou que as ruas citadas realmente fazem parte da cidade. A Prefeitura de Contagem diz que não totalmente, pois parte da Rua Constituição pertence à cidade de Contagem. De qualquer forma, a situação está sendo analisada no âmbito jurídico, para que haja uma definição. Até lá, a população que paga os impostos para Contagem, e vota em Contagem, continua na incerteza sobre o próprio endereço.