O grupo Acorda Neves divulgou, neste sábado (22), uma nota oficial a respeito das manifestações ocorridas nessa sexta-feira (21), em Ribeirão das Neves. De acordo com o documento, o grupo destaca que as ações não foram organizadas pelo grupo, embora seus membros que compareceram aos atos tenham tentado controlar os atos de vandalismo.
Leia o texto na íntegra.
NOTA OFICIAL ACORDA NEVES
A manifestação realizada ontem às 17 horas, denominada no face como “Vem pra rua”, em frente a Cidade dos Meninos não foi organizada pelo Grupo Acorda Neves.
Mesmo assim, por termos a característica de apoiar todo tipo de ato que luta por melhorias em nossa cidade, estivemos presentes na manifestação e até tentamos de alguma forma controlar atos de vandalismo, porém não conseguimos.
O evento nasceu por si só de maneira desorganizada, não houve ao menos uma reunião para que se definissem os pontos chaves para se realizar um protesto de caráter pacífico. Segundo informação da Polícia Militar, nem houve a comunicação oficial do evento, o que foge completamente as regras das manifestações realizadas em todo o país.
A roda predefinida pelos organizadores, Mariana Nunes, Liliane Martins e Maicon Sanderson, era sair da Cidade dos Meninos em direção à Praça Central de Neves. Entretanto, logo no início houve uma dispersão, metade dos manifestantes foram para a LMG-806 e outra metade ficou espalhada pela cidade, parte dessas pessoas espalhadas foram comandadas por líderes que surgiam em meio à multidão. Esses “falsos líderes”, acabaram incentivando atos de vandalismo, principalmente em frente a garagem da Transimão, e Câmara Municipal. Atos que o grupo ACORDA NEVES, reprova totalmente. SAIBAM QUE NUNCA APOIAREMOS ATOS DE VANDALISMO.
Segundo notícias, a polícia também exagerou no confronto em frente a garagem da Transimão, na tentativa de conter os vândalos muita gente foi agredida, e por consequência desses exageros, ao final um morador do bairro acabou atingindo alguns policiais com disparos de arma de fogo. Pelo que foi apurado, ele não estava participando da manifestação, mas houve algum tipo de conflito com alguns policiais.
O problema desses atos é que, além de destruírem o patrimônio público, mancham a imagem da manifestação, ao invés de mostrar ao Brasil uma ideia positiva de uma cidade que luta por mudanças, por melhoras, mandam mais uma vez uma imagem negativa, manchada por uma minoria que optou por vandalismo. Conseguiram devolver a cidade as páginas policiais, lamentável.
APESAR DE TODOS OS PROBLEMAS, PERCEBEU-SE QUE DOS 90% DOS QUASE 3000 MIL PRESENTES NÃO QUERIAM VANDALIZAR, VIMOS TAMBÉM QUE A CIDADE DE FATO ACORDOU O QUE NOS DEIXOU MUITO FELIZES.
FOI MUITO BOM SABER QUE EXISTEM MILHARES DE PESSOAS NA CIDADE SEDENTAS POR MUDANÇAS E NÃO ACEITAM MAIS A ATUAL SITUAÇÃO.
COMUNICAMOS QUE DEVIDO AOS FATOS OCORRIDOS, A MANIFESTAÇÃO MARCADA PARA O DIA 24/07, ÀS 5 HORAS, ESTÁ CANCELADA.
EM BREVE O GRUPO SE REUNIRÁ PARA DEFINIR AS AÇÕES FUTURAS.
MOVIMENTO ACORDA NEVES!!))