Será implantado na próxima terça-feira (2) na Vara do Trabalho de Ribeirão das Neves o Processo Judicial eletrônico. Escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como sistema virtual de tramitação de processos do Poder Judiciário, o PJe já está em funcionamento no TRT da 3ª Região desde o ano passado quando, em 5 de setembro, simultaneamente em primeiro grau, a Vara do Trabalho de Nova Lima, e em segundo grau, a 1ª Seção de Dissídios Individuais (Mandados de Segurança) inauguraram o sistema.
Desde essa primeira implantação, e em mais outras 15 varas da 3ª Região que receberam o PJe, todas as novas ações recebidas estão usando exclusivamente o sistema que já está funcionando também em Conselheiro Lafaiete e Itaúna, nas cinco varas de Betim e nas cinco de Contagem e, ainda, em Viçosa, Caxambu e São Sebastião do Paraíso.
Na Justiça do Trabalho de Minas Gerais, para a implantação do PJe, prevista em um cronograma, estão sendo capacitados servidores e juízes, além de advogados, por meio de uma parceria do TRT.
À solenidade de implantação do PJe na vara de Ribeirão das Neves, estarão presentes magistrados - membros da administração do TRT - o desembargador Ricardo Antônio Mohallem, gestor do Comitê Regional do Processo Judicial eletrônico da JT-MG e coordenador nacional do sistema, advogados, servidores e comunidade jurídica da região.