Será inaugurada nesta terça-feira (27), , às 11 horas, pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, e pelo Prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura a sede própria da Vara do Trabalho do município. Situada em local de fácil acesso, na rua José Ferreira, 335, bairro Savassi, próximo à Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, que vai abrigar servidores, magistrados, advogados e jurisdicionados com ótimas condições de conforto, segurança e funcionalidade.
Projetada pela Diretoria de Engenharia do TRT, a sede tem 719,m2, construídos em uma área de 2.515,88m2, doada pelo município. Ainda está prevista, em uma segunda etapa, a construção de instalações, interligadas por rampas, para mais uma vara e o foro, pois a expectativa é de crescimento econômico e social na região.
De acordo com a Prefeitura, na concepção do projeto, nota-se preocupação com o meio-ambiente, como, por exemplo, no piso de granito, de fácil limpeza; no posicionamento e material das janelas, proporcionando ambientes claros, e na instalação de aparelhos de ar-condicionado por ambiente. O acesso aos portadores de deficiência física foi assegurado com a construção em um só nível, com portas largas e instalação sanitária apropriada, além de vaga demarcada no estacionamento, que comporta mais de 20 carros.
A edificação dispõe, ainda, de amplo e confortável espaço de espera, uma sala de audiência, outra de conciliação, gabinete do juiz, salas para assistentes, para direção da secretaria; espaço para calculistas e oficiais de justiça, além de confortáveis balcões de atendimento. Numa edificação reformada, entre o novo prédio e o estacionamento, foram reservados espaços para um posto de atendimento bancário e para a OAB.
Para o Prefeito Walace Ventura a inauguração da nova sede reprsenta um grande avanço para o exercício da democracia por meio da melhoria das qualidades e da facilitação do acesso à Justiça do Trabalho para a garantia dos direitos constitucionais ao trabalhador Nevense: "Tenho certeza que os Magistrados, Servidores, Advogados e usuários passam a ter um espaço digno e confortavel para utilizar, por isso não medi esforços para viabilizar a doação do terreno para essa importante obra", disse.